segunda-feira, 7 de março de 2011

Ciúmes : Sintomas e Cura.


Imagine se a sua vida,literalmente,dependesse de outra pessoa. E se o seu coração, órgão vital para a sua sobrevivência, estivesse no poder de outro?
Não seria terrível e preocupante?
"E se o tutor de tamanho poder for um irresponsável? E se algo acontecer com ele?". Seríamos atormentados diariamente por um medo constante, afinal a qualquer momento poderíamos perder nosso bem mais precioso, a Vida.

Pois esse é o sofrimento que os ciumentos se auto-impõem . Eles vivem com medo de perder o seu "coração", pois pensam que o mesmo está no poder de outra pessoa. Ou em outras palavras,eles projetam todos os seus sonhos, desejos e expectativas para o outro, no caso o ser "amado".
Na cabeça do ciumento o parceiro passa a assumir uma grande responsabilidade : a de ser o portador e guardião da sua felicidade.
Responsabilidade muita injusta por sinal, afinal cada um tem a obrigação de cuidar do seu próprio bem estar.

Este pensamento doentio nos faz ter medo de tudo e de todos. Tudo nos parece tão ameaçador. Passamos a viver no terrível Mundo do " E se " , onde nada é real.
Além disso nossos medos, como são traidores, nos fazem criar situações e personagens imaginários. Novelas inteiras são desenroladas em nossas mentes. Fantasias perigosas, que num determinado ponto se confundem com a realidade. Seus dramas e suas constantes reprises passam a atormentar nossas mentes, causando-nos um amargo e real sofrimento ( a unica coisa verdadeira por aqui).
Essas novelas, infelizmente , não podem ter um final feliz.
O ciúme faz com que os seus hospedeiros se tornem pessoas violentas. A agressão verbal e física se tornam uma constância em suas vidas. Verdadeiras tragédias têm ocorrido por causa desta terrível insanidade.


Felizmente há uma cura e a encontramos no Verdadeiro Amor

AMOR POR NÓS MESMOS

Primeiro precisamos compreender que tudo o que necessitamos para ter uma Vida plena se encontra dentro de nós mesmos. Não a encontraremos do lado de fora, tão pouco em outra pessoa ou em outra coisa.
Toda a alegria, amor e paz que necessitamos está bem ao nosso alcance.
Portanto, aprenda a ter o seu espaço. Seja criativo. Não dependa sempre de outra pessoa para poder se divertir e ter momentos agradáveis. Invista em você. Se ame e se cuide.
Lembre-se de que o seu bem estar é de sua inteira responsabilidade.
Não delegue a sua vida para ninguém.

AMOR PELOS OUTROS

Quando amamos alguém de verdade queremos que o nosso relacionamento continue vivo e saudável.
E para que isso aconteça temos que lutar e matar toda a insegurança e medo que exista dentro de nós. Uma história a dois deve ser conduzida com confiança, respeito e bem querer.
Perceber o outro é fundamental. Quando há o puro amor não sufocamos nosso parceiro com cobranças e desconfiança.
E por fim não manipulamos ninguém com choros e outras chantagens emocionais. O ser amado não é um brinquedo, um marionete em nossas mãos. O ser amado é uma pessoa com sonhos e vontade própria. Sendo assim, permitiremos e respeitaremos que ele tenha o seu próprio espaço. Sem isso uma relação não pode sobreviver.

Que possamos estar atentos e não permitir que o parasita do ciúme destrua as nossas vidas, assim com a daqueles que estão mais próximos de nós.
Não tenha medo de deixar para o seu companheiro "as suas portas e janelas abertas". Sem liberdade não pode haver o puro e real Amor.
Que este conhecimento nos liberte de todo medo e manipulação.

Assim todos os nossos relacionamentos serão leves e repletos de momentos agradáveis.
É o que desejo para todos.

André Luís Resende.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente!A felicidade é de nossa inteira responsabilidade.Só "o verdadeiro amor"
    pode nos salvar.

    ResponderExcluir