terça-feira, 15 de março de 2011

Onde encontrar a paz?


Estamos em guerra?

Faço esta pergunta porque percebo uma tensão no ar e a cada dia que passa mais e mais pessoas aderem a uma estranha luta armada. Um combate repleto de discórdia e medos.
Em vez de tanques de guerra há pessoas furiosas buzinando e praguejando em seus carros.
E no lugar de espadas e armas de fogo há pessoas desprovidas de amor umas pelas outras. Seres que parecem estar sempre na defensiva, como se algo terrível estivesse para acontecer a qualquer momento.

Nesta peleja o que não falta são pessoas armadas:

Para assustar nossos inimigos franzimos a testa e tentamos afugentá-los com uma rajada de “caras feias” e caretas.
E se isso não for o suficiente usamos nossa arma secreta: uma língua afiada sempre pronta para atacar e dizimar qualquer um que nos ameace.
Incontáveis são as vítimas das terríveis palavras rudes e ofensivas. Com certeza é enorme o seu poder destrutivo.

Mas por que entramos nesta batalha contra nosso próximo?
Fazemos isso porque tememos ser atacados. Por causa de nossas inseguranças passamos a ver todas as pessoas como uma ameaça: “Elas podem nos ferir e até mesmo nos destruir”- pensamos.

Nesta guerra não há vitoriosos. Quando atacamos os outros consequentemente trazemos para nossas vidas a infelicidade e amargura.

A solução é nos render e levantar a bandeira branca. A compreensão de que nada ou ninguém pode abalar nossa paz e alegria interior irá destruir os nossos medos imaginários.
Neste mundo, às vezes, passaremos por situações tristes. Podemos ficar doentes, sofrer um revés na vida ou até mesmo padecer com a morte de um ente querido.
Isso não é um complô contra nós, mas sim acontecimentos que fazem parte das circunstâncias da vida. È claro que não podemos ficar felizes nestes momentos, mas se os aceitarmos e os perdoarmos podemos ficar em paz.

E quando estamos em paz não queremos agredir ninguém, pelo contrário, podemos amar de verdade nosso próximo. Compreendemos que existe algo sagrado que nos une. O conhecimento de que todos iremos morrer nos proporcionará a humildade . Portanto não existe uma razão para pensarmos que somos melhores uns que os outros.
Também perceberemos que existe algo infinito e eterno dentro de cada ser. Portanto cada pessoa tem algo sagrado dentro de si , portanto é digna de nosso respeito e reverência.

Então, desarme-se!
Se livre das pesadas armaduras do medo e das armas do ódio.
Permita que o seu sorriso naturalmente apareça. Um sorriso verdadeiro tem o poder de nos acalmar e de acabar com a mais terrível tensão.

Aprendamos com a cultura sul asiática:
Este sábio povo se cumprimenta com a saudação "Namastê" ( ou namasté ).
O seu significado é : O ser divino que habita em mim reconhece o ser divino que habita em você.
Quando reconhecemos o sagrado em nós mesmos e nos outros nenhuma contenda ou discórdia pode sobreviver.


Um grande abraço,

André Luís Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário