segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Discutindo o Relacionamento : Menos é Mais



O ser humano é um ser comunicativo. Precisamos falar e expressar os nossos sentimentos. É claro que não é bom guardarmos tudo para nós mesmos. Se algo está errado precisamos conversar a respeito.
Mas muitas das vezes nos atrapalhamos neste processo e acabamos por piorar o que já estava ruim.
O problema é quando falamos demais, sem nenhuma direção ou foco. É como se vomitássemos as palavras.

Por exemplo, um casal discutindo a relação:  A esposa sente que o marido não lhe dá a atenção devida, então começar a falar, falar e falar... ( Por favor, garotas , é apenas um exemplo, poderia ser o contrário)
Inconscientemente ela pensa que quanto mais falar, melhor ela se sentirá e que tudo será resolvido. Mas o tiro sai pela culatra, o marido se sente pressionado, agredido e pode vir a contra-atacar ou simplesmente ignorá-la.
O que fazer então?
Quando você sentir necessidade de expor os seus sentimentos faça-o de uma forma mais serena e sã possível. Faça um rascunho. O que realmente o está incomodando? O que você quer? Mantenha então o foco. Elimine qualquer traço de agressividade. Reveja o que você escreveu quantas vezes forem necessárias e então limite as suas palavras.
Se você quer mesmo salvar o seu relacionamento fale o mínimo possível. Conversas longas se tornam repetitivas e inúteis. Em dois minutos no máximo você pode expor ao seu parceiro os seus anseios.
Lembre-se: Fale! Não grite ou ataque o companheiro. Então dê um tempo para o parceiro pensar. Dê um tempo para que ele absorva os seus sentimentos e desejos. Não espere uma resposta na hora. Assim como você precisou de um tempo para organizar suas idéias ele também precisará deste tempo. Saiba respeitar este momento.
Importante: Sempre termine com um " Eu te amo".   Deixe claro ao seu parceiro o quanto você o quer bem..  Afinal se você está fazendo isto é porque ama o seu cônjuge e está lutando para a alegria e paz do casal. Um relacionamento  só deve ser discutido por causa do Amor.  Agora se você quiser discutir por outro motivo, por exemplo, só para provar que estava certo , então nem comece. Nada de bom pode sair disto.

Boa sorte e tudo de bom!!

André Luis Resende

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bons amigos, bons conselhos

Oi! Meu nome é André e é ótimo pode falar contigo!
Agora você pode contar com um espaço para desabar e expor tudo o que vai no seu coração.

Este blog " Conselhos de um Bom Amigo " tem como propósito  resgatar a importância dos bons e velhos conselhos, que somente um bom amigo pode oferecer.  E é com muita humildade que me ofereço para ser o seu mais novo amigo.

As pessoas e as suas histórias sempre me fascinaram e  por isso decidi oferecer o meu ombro amigo a quem precisar .Acredito que tenho um dom para ouvir e aconselhar. E  quando se tem um dom é preciso dividi-lo com aqueles que nos importamos. Nós bem sabemos que o Mundo, as vezes, pode parecer um lugar triste e confuso. E nessas horas precisamos de alguém  que nos ajude a ver  de uma maneira mais clara : que realmente nos ouça, de peito aberto. Sem respostas prontas e automáticas e sem  qualquer tipo de julgamento.

E para uma amizade ser de fato verdadeira, precisamos ser honestos uns com os outros. Por isso quero deixar bem claro que não sou um psicólogo. Não tenho formação acadêmica e não quero dar a impressão de ser algo que eu não sou.

Amizade é a palavra chave aqui.   Hoje em dia é difícil de se encontrar um espaço para  conversarmos apenas como bons amigos, sem que haja uma  conotação sexual envolvida. Decidi então criar o  blog  "  Conselhos de um Bom Amigo" porque  não temos muitos canais que atendem esta necessidade vital para todo ser humano:  a real e pura amizade.   É claro que o ideal seria conversar com os nossos amigos pessoalmente, mas nós bem sabemos que muitas das  vezes é complicado ter esta pessoa disponível para nos ouvir e desabafar.  

Acredito que todos nós estamos de um certo modo ligados e será uma honra poder ouvir e aconselhar de uma forma responsável , amorosa e sem qualquer julgamento.
Um grande abraço e que este possa ser o início de uma bela amizade.

André Luís Resende.