quarta-feira, 2 de março de 2011

Reclamação : A Verdadeira Poluidora e Exterminadora

 A reclamação é como uma árvore morta, não produz nenhum fruto


Está certo que vivemos numa democracia, onde temos o direito de expressar os nossos contentamentos e descontentamentos. E é ótimo poder exercer esse direito. A questão é como o fazemos.

Para mostrar o seu ponto de vista não há necessidade de ser agressivo. Basta conversar. Falar e não gritar.  A reclamação é negativa.   Repare bem: as pessoas que sempre reclamam nunca chegam a uma conclusão. A reclamação é estéril porque não produz nada e não nos leva a lugar algum.
Portanto se queremos chegar a um consenso, se desejamos de verdade encontrar uma solução para qualquer assunto: conversemos. ( lembrando que uma parte importante de um diálogo inclui ouvir e ponderar ).

A reclamação é devastadora em todos os lugares, mas quando feita dentro dos lares tem um efeito mais destrutivo que um exterminador. Se você ama o seu parceiro, se você quer ter paz no lar NÃO RECLAME.  Muitos lares foram dizimados por causa deste mal. A reclamação polue o ambiente e torna a casa um local insuportável de se estar. Ela sufoca o parceiro que então tenta buscar fora o ar puro e a paz que precisa.  Isso quando ele não se fecha ( para se proteger / sobreviver ) no muro da indiferença e sarcasmo.

Sei que para muitas pessoas esse mal se tornou um vício. E sabemos o quanto desafiador pode ser se libertar deste terrível hábito.  Portanto,  respire fundo,  comece a prestar atenção no que você fala e passe a se auto- observar, constantemente.  Sente-se e experimente ter uma conversa de qualidade com o seu companheiro. ( Veja o texto do dia 28 de fevereiro sobre como discutir a relação ).
Experimente fazer isso. Tenho certeza que se  você o fizer, presenciará verdadeiros milagres.
Você passará a ser um agregador de pessoas: todos vão se sentir bem ao seu lado. Um Mundo melhor começa a surgir a partir de você.

Honestamente  é o que desejo a todos, que alcancemos a paz e alegria no nosso dia a dia

Um grande abraço,

André Luís Resende.

Você pode mandar um tema que queira que seja discutido no blog ou sua pergunta.  A medida que as coisas forem evoluindo vamos modificando e melhorando o " Conselhos de um Bom Amigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário