terça-feira, 1 de março de 2011

Perdão = Prosseguindo com a Vida



Precisamos perdoar os outros e a nós mesmos porque precisamos prosseguir com as nossas vidas.
Quando escolhemos não perdoar ficamos paralisados no tempo e nos auto condenamos a carregar um pesado fardo de sofrimento.  Esta é a essência do ressentimento : sentir a dor e a mágoa dentro de nós mesmos várias e várias vezes. Com certeza, uma dor muito pungente e real.
A decisão está nas mãos de cada pessoa. Aqueles que não querem mais sofrer , mas sim , se libertarem desse tormento, recorrem ao poder do perdão.  A vida volta então a ser leve ( como tem que ser ) e flui naturalmente.  Não há mais nada atrapalhando o nosso caminho.
Compreendo porque muitas pessoas têm dificuldade de perdoar. É porque temos dificuldade de entender a verdadeira essência do Perdão. Por exemplo: Um homem trai a sua esposa. Ela fica muito mal ( claro ) , sofrendo por causa da ação do esposo.  Mas ela não precisa continuar com esse sentimento, que drena sua energia interna e a esmaga por dentro. Ela pode escolher perdoar e se livrar de tudo isto.
Agora, atenção! Perdoar quer dizer que ela preferiu não mais sentir e alimentar o sofrimento.Não quer dizer que ela deva fingir que nada aconteceu . Não.  Ela pode perdoar e decidir que  não quer mais continuar com o companheiro . Ou pode optar por dar mais uma chance ao seu relacionamento. A decisão cabe a ela.  Em todos os casos tudo já foi resolvido. Não há mais mágoa ou tristeza  recorrente e a mulher pode continuar com a sua vida.

Então, use e abuse do poder do perdão. Você deve fazê-lo por sua causa, para o seu próprio bem estar . Aí está a máxima verdade sobre o perdão: ele existe para você, não para o outro.
Se cometeu algum erro se perdoe. Aprenda com os seus erros , olhe para a frente e prossiga com a sua vida.

Um grande abraço,

André Luís Resende.

Você pode mandar um tema que queira que seja discutido no blog ou sua pergunta.  A medida que as coisas forem evoluindo vamos modificando e melhorando o " Conselhos de um Bom Amigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário